segunda-feira, 4 de março de 2013


DESVIO DE FUNÇÃO NA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA

A Coordenação da Guarda Municipal de Fortaleza foi informada sobre a reclamação dos guardas municipais. Guardas de pelotões como PUMA- Pelotão Urbano Motorizado de Apoio e do Pelotão Ambiental estão rotineiramente sendo desviados de suas funções habituais, para atuar em ações, para as quais, não foram devidamente treinados e nem equipados para trabalhar.

Nos últimos meses as invasões nos Conjuntos Habitacionais da Prefeitura de Fortaleza têm sido frequentes. Para resolver a situação - a retirada das famílias invasoras-, a Guarda Municipal, com um efetivo reduzido para prestar este serviço, resolveu desviar alguns guardas de pelotões específicos para atuar neste trabalho.

Acontece que a Guarda Municipal possui um pelotão treinado e capacitado pelo BPCHOQUE (PM/CE) para realizar tal tarefa- retirada das famílias invasoras- o GOE - Grupo de Operações Especiais. Mas o Órgão resolveu também se utilizar de guardas de outros pelotões como o PUMA e Pelotão Ambiental.

Os guardas do PUMA e do Pelotão Ambiental, destacamos: não possuem treinamento específico para a realização dessas ações. Ou seja, ao desviar os servidores para atuar em situações para as quais não foram capacitados, a chance de erro é grande. E quem serão os responsáveis por possíveis acidentes? Os guardas que estão cumprindo ordens? NÃO! A responsabilidade é da Coordenadoria da Guarda Municipal de Fortaleza que comete uma irresponsabilidade ao desviar guardas para exercer funções, para as quais não foram sequer treinados.

Os guardas reclamam e nós pedimos que a Guarda Municipal de Fortaleza não erre mais vezes, desviando os guardas de funções. Assim, requeremos que o órgão escale servidores devidamente treinados e equipados para realizar o serviço de remoção das famílias invasoras. Para o bem dos servidores e também da própria população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário