segunda-feira, 4 de março de 2013

DIRETORES DO SINDIGUARDAS E DA APROSPEC SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.


DIRETORES DO SINDIGUARDAS E DA APROSPEC SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. 

  O saldo da reunião foi positivo. Por quase três horas representantes da Aprospec e do Sindiguardas estiveram reunidos com o Secretário de Segurança do Município de Fortaleza, Francisco José Veras. A pauta da reunião: reivindicações dos guardas municipais da capital. O Secretário de Segurança se posicionou sobre pontos importantes, traçou algumas melhorias e se comprometeu a responder as demais reivindicações por meio de Ofício.

  A pauta apresentada pelos representantes da Aprospec e do Sindiguardas, contêm 11 reivindicações da categoria dos guardas municipais da capital. Das 11 propostas apresentadas, sete foram debatidas e tiveram respostas imediatas do Secretário de Segurança do Município.

  O primeiro ponto debatido foi a questão da estrutura precária da sede da Guarda Municipal de Fortaleza, no bairro Rodolfo Teófilo. O prédio precisa passar por reformas urgentes. O Secretário garantiu que pelo menos o ginásio, que se encontra atualmente interditado, deve ser reaberto.

  Outra questão debatida foi o retorno dos guardas municipais aos terminais de ônibus da cidade. O Sindiguardas junto com a Aprospec, elaborou um projeto que visa uma atenção especial e a otimização do serviço oferecido pelos servidores nos locais. O Secretário Francisco José Veras se comprometeu a analisar o projeto.

  Os representantes da categoria, na luta constante pela redução da carga horária, garantindo uma melhor qualidade de vida aos servidores, também levantaram a questão dos guardas municipais que ainda trabalham na escala de 12 por 36 horas, que no final do mês representa uma carga horária de 180 horas. Na gestão passada da Prefeitura de Fortaleza, a categoria conseguiu que alguns setores da guarda tivessem a escala de trabalho reduzida  para 8 por 40 ou 12 por 60, ou seja 120 horas por mês. O Sindiguardas e a Aprospec apresentaram uma proposta de que os guardas que ainda estivessem na escala 12 por 36, recebessem uma gratificação. O Secretário de Segurança do Município disse não ser possível conceder o benefício de imediato, e nem a redução de carga horária, visto que alguns locais precisam de guardas 24 horas, e GMF não possui um efetivo suficiente para suprir a demanda. Os representantes insistiram em melhorias para essa parcela da categoria, o Secretário se comprometeu de conceder outras vantagens de imediato aos servidores, como a alteração de escalas. Os representantes da categoria vão apresentar a lista com  os guardas que continuam com a escala antiga de trabalho e vão continuar lutando para que mais setores tenham  a carga horária reduzida.

  Quanto a os cargos de tutores dos cursos a distância oferecidos pela instituição, o Secretário de Segurança de Fortaleza informou que assumiu a gerencia de todas as tutorias. Ele garantiu que a função de tutor deve ser revista, inclusive com o rodízio entre os servidores e  a realização de uma seleção para ocupar os cargos de tutor.

  O Sindiguardas e a Aprospec também cobraram do município a confecção de carteiras e identificação profissional, contendo cargo e função.  Um projeto de autoria dos representantes da categoria deve ser apresentado ao Secretário. Como o orçamento do estudo elaborado gira em torno de sete mil reais (R$ 7.000), Francisco Veras afirmou que  seria possível rapidamente realizar a confecção dos documentos por conta do valor considerado baixo, o que não necessitaria de uma licitação, o dinheiro viria do próprio cofre municipal.
  
  O canal de diálogo entre os representantes da categoria e a Secretaria de Segurança Pública, deve continuar aberto. Ficou acertado que de dois em dois meses, na segunda quarta feira do mês, os representantes devem ser reunir.

Confira as demais propostas que devem ser respondidas por ofício. 



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário