sexta-feira, 12 de abril de 2013

ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS E PREFEITURA DEBATEM DETALHES SOBRE CRIAÇÃO DE MESA NEGOCIAÇÃO PERMANENTE.


Foto: site Prefeitura de Fortaleza
A Prefeitura já sinalizou: vai criar uma mesa de diálogo permanente com os representantes dos empregados e servidores públicos de Fortaleza.
Mas ainda falta definir detalhes. Na última reunião os representantes dos trabalhadores apresentaram uma nova versão, para o decreto apresentando pelo governo municipal, que institui a mesa de negociação permanente.
Entre as mudanças apontadas: primeiro, o nome da mesa, passaria a ser Mesa Central de Negociação Permanente (MCNP), os trabalhadores sugerem, também, a criação de Comissões Temáticas (4 no total), reuniões bimestrais e  a criação de um sétimo assento na mesa central – na proposta original  são seis de cada lado- sendo instituído sempre que necessário.
Os representantes dos trabalhadores também querem que a Mesa de Negociação não seja instituída por um Decreto, visto que este pode não ser cumprido por uma próxima gestão.
Os diretores do Sindiguardas  e da Aprospec sugerem que o Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, apresente um projeto de lei instituindo a Mesa Central de Negociação e  em seguida seja criado, em conjunto com as entidades, um regulamento para definir como deve funcionar a mesa. Assim, instituída por lei, a mesa será realmente PERMANETE, mas em relação ao funcionamento seria mais flexível, visto que um regulamento é mais fácil de ser alterado, sendo mais fácil de modernizar a mesa.
Administração Pública e Representante dos Trabalhadores ainda não entraram em consenso.  Ao final da reunião foi formado um grupo de trabalho, com membros dos trabalhadores e da Prefeitura, para que comparem e estudem as propostas e cheguem a um ponto comum.
Dia 19 de abril será realizada uma nova reunião e uma nova proposta será apresentada. Esperamos encontrar um denominador comum!
* Apesar dos debates sobre como a mesa central de negociação deve funcionar, SINDIGUARDAS e APROSPEC já possuem assentos  certos na Mesa. 
*A ideia da elaboração do decreto que institui a Mesa de Negociação Permanente partiu de um projeto de indicação do vereador Márcio Cruz, PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário