sexta-feira, 7 de junho de 2013

A GUARDA MUNICIPAL DE MARACANAÚ COMPLETA 8 ANOS. TODOS QUE COMPÕE A ENTIDADE ESTÃO DE PARABÉNS!


A data oficial de aniversário da Guarda Municipal de Maracanaú é 8 de junho, mas durante esta semana  foram feitas várias homenagens a entidade. APROSPEC/SINDIGUARDAS estiveram presentes no evento desta sexta feira, 7 se junho, véspera do aniversário. 

A solenidade foi realizada no Centro Cultural Dorian Sampaio. A orquestra da cidade deu inicio ao evento com um repertório bem diversificado.

Estiveram presentes: o vereador Cristiano, a delegada titular da Delegacia da Mulher de Maracanaú, Cesarina Cavalcante, o Diretor da Guarda Municipal, Antônio Wilson Cavalcante (Betel), o Subcomandante Adjunto, Reginaldo da Costa, a primeira dama de Maracanaú, Kamile Camurça e o vice-prefeito da cidade, Carlos Bandeira Melo (representando o prefeito Firmo Camurça).

Na solenidade o Guarda Crisólito Lima, de 1º categoria, subiu ao palco e cantou músicas clássicas internacionais, prestando sua homenagem a corporação.

Na ocasião foram entregues os quimonos ao projeto "Jiu-jitsu para Todos", que oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu para a comunidade. O guarda municipal Scott Pessoa, que faz parte do projeto, recebeu a doação das mãos da primeira dama Kamile Camurça.

A medalha “Guarda Mais Distinto” foi entregue ao Guarda Paulo Sérgio Gaudino.

Personalidades e empresários de Maracanaú também foram homenageados com o diploma “Amigos da Guarda”. Entre eles o médico Dr. Moura, pelos serviços prestados a corporação.

O diretor da Guarda Antônio Wilson (Betel) destacou o papel importante que os guardas municipais vem desempenhando em Maracanaú. Ressaltou ainda o andamento dos projetos firmados junto ao Governo Federal, mas ressaltou que existem muitos desafios a serem superados.

A primeira dama, Kamile Camurça, começou sua fala justificando a ausência do prefeito Firmo Camurça, ele estaria participando de um compromisso inadiável. A primeira dama parabenizou os guardas pelo bom trabalho desempenhado nas escolas no combate as drogas, no programa “Ronda Escolar”.

Já o vice-prefeito Carlos Bandeira Melo cobrou do Diretor da Guarda um projeto para a sede própria da entidade, que atualmente funciona em containers. Carlos Bandeira ressaltou o trabalho dos servidores, a capacitação do efetivo. “Muitos tem curso superior, mestrado, estão se capacitando. Mais perdemos guardas que passaram em concursos... talvez por falta de treinamento melhor.”, afirmou.

Para o Diretor Regional da APRORSPEC, e guarda de 1º categoria de Maracanaú, Paulo Amaral as comemorações são bem vistas, mas além de ser momento de festa é principalmente ocasião de se cobrar mais investimentos para a Guarda. “Neste aniversário, os governantes deveriam, na verdade, falar de questões importantes para os servidores como: o vale alimentação, a GIT, a promoção da 1º turma e o soldo. A categoria reivindica os benefícios desde o começo do ano, mas a Prefeitura deixou as questões para o segundo semestre.” afirmou Paulo Amaral. 

Além do mais, o diretor questiona a lei de iniciativa do Prefeito Firmo Camurça que determina que todos os servidores, com exceção de professores e médicos municipais, que faltarem ao trabalho por motivo de doença, sofrerem descontos nas suas gratificações. “A lei é inconstitucional. Nós da APROSPEC/ SINDIGUARDAS já demos entrada na justiça, para que a lei seja declarada inconstitucional e que os guardas doentes possam sim, apresentar faltar o serviço justificando com a apresentação do atestado médico, sem serem punidos por isso.”

GUARDA MUNICIPAL DE MARACANAÚ

Atualmente a Guarda Municipal de Maracanaú é composta por 118 homens. A entidade não possui sede própria, funcionando de forma precária em containers.

Entre as responsabilidades desempenhadas pela Guarda destacamos a segurança do patrimônio público e  munícipes.

O efetivo conta com fardamento, equipamentos pessoais e viaturas. Os guardas são capacitados e muitos foram beneficiados por cursos oferecidos pelo Governo Federal.

A corporação atua em projetos diversos, muitos em parceria com a comunidade como: o Ronda Escolar e o Ronda Saúde.

A Guarda desempenha um papel importante na área da segurança e colabora com a Polícia Militar, Polícia Civil e com o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário