quarta-feira, 5 de junho de 2013

GUARDAS MUNICIPAIS E AGENTES DE TRÂNSITO DE AQUIRAZ DENUNCIAM AO SINDICATO MAIS PERSEGUIÇÕES DENTRO DA GUARDA DE AQUIRAZ.

Os guardas e agentes de trânsito de Aquiraz vieram até o SINDIGUARDAS relatar mais arbitrariedades dentro da Guarda Municipal. No local existem 25 guardas municipais e 15 agentes de trânsito. A situação vem se agravando ao longo dos meses. Os problemas começaram logo no inicio da nova gestão do Prefeito Fernando Guimarães.

O Cel. Wagner Augusto Soares foi nomeado Diretor da Guarda Municipal de Aquiraz pelo Prefeito e assumiu em 24 de janeiro deste ano. Logo, o novo diretor resolveu realizar uma reunião com os servidores do órgão com o intuito de apresentar a metodologia de trabalho utilizada por ele.

Para surpresa dos guardas e agentes de trânsito, no dia determinado, o diretor trancou a porta e começou a reunião, não deixando mais ninguém entrar ou sair do local. O encontro foi utilizado para o Cel. Wagner para impor e não para apresentar regras. Os servidores que chegaram atrasados e os representantes do próprio SINDIGUARDAS foram barrados e não puderam participar.

Ao se verem naquela situação, trancafiados em uma sala, os servidores participantes da reunião se sentiram constrangidos e até coagidos. Assim, quando a reunião terminou muitos registram boletins de ocorrência relatando o constrangimento ilegal que tinham passado. No total 15 B.Os foram registrados.

O cenário se agravou, ainda mais, em fevereiro deste ano durante o carnaval.  No período o Diretor da Guarda de Aquiraz resolveu, por vontade própria, determinar uma escala de serviço de 12 horas diárias, durante os quatro dias de festa. Além da escala com horário excessivo, os guardas e agentes de trânsito não teriam direito a auxílio transporte e vale alimentação. Por conta da situação os servidores entraram em estado de greve, mas antes de deflagrarem a paralisação entraram em consenso com a Administração Pública.

Depois do carnaval, as perseguições e ameaças dentro da Guarda Municipal de 
Aquiraz começaram a piorar. O Diretor Cel. Wagner Augusto Soares resolveu, de forma arbitrária, transferir guardas e agentes de trânsito para postos ermos do município de Aquiraz. E  então não parou mais de agir de forma arbitrária, sempre ameaçando os servidores.

AS TRANSFERÊNCIAS

O diretor transferiu um único guarda para a localidade chamada Sítio Guarda, no próprio município de Aquiraz, próximo a Itaitinga. No local, não tem nem sinal de celular. Ou seja, o guarda trabalha sozinho sem nenhum tipo de comunicação, seja com outros servidores ou mesmo com a sede da Guarda.

Uma servidora foi transferida para uma comunidade chamada 13, conhecida por ser bastante perigosa, na Prainha. Sozinha, a guarda trabalha em um posto de saúde que nem profissionais possui. Por “coincidência”, a guarda havia participado do movimento que decretou estado de greve.

Já outro servidor, um agente de trânsito, foi transferido para frente de uma escola técnica do governo, a escola Alda Façanha. O problema é que o agente trabalha sem as mínimas condições necessárias para prestar um bom serviço. Durante todo o trabalho fica embaixo de um sombreiro, sem direito a água e se quiser ir ao banheiro, corre o risco de ser réu de um inquérito administrativo.

Na Guarda de Aquiraz existe um rodízio, mas quem representa a categoria não participa. Um servidor passou dois meses sem participar. Assim, devido ao estresse, ele resolveu antecipar as férias.

DESVIO DE FUNÇÃO

Muitas vezes, outros órgãos, como secretarias, requerem a Guarda Municipal a presença de guardas em eventos e em outras ocasiões. Na Guarda de Aquiraz, quando pedidos assim são feitos, ao invés de guardas, agentes de trânsito são deslocados para os locais. Eles se dirigem aos equipamentos com a determinação expressa de não saírem das viaturas, para que a população e demais gestores não tomem conhecimento do fato (de não serem guardas mas agentes de trânsito) ao notarem o fardamento diferenciado.

Muitos agentes de trânsito estão sendo lotados em equipamentos para realizarem a função de porteiros.

HORAS EXTRAS

Agentes de trânsito e guardas municipais estão sendo obrigados pelo Diretor Cel. Wagner Augusto Soares a fazer horas extras. Para aqueles que dizem que não vão obedecer a determinação o Diretor da Guarda ameaça, afirmando que neste caso, abrirá inquéritos administrativos.    

AMEAÇAS

Os servidores que questionam as determinações do Diretor da Guarda e se negam a cumprir as ordens arbitrárias são ameaçados de abertura de inquéritos e processos administrativos. Ou seja, todos os dias os guardas municipais e agentes de trânsito de Aquiraz são ameaçados pelo Diretor da Guarda Cel. Wagner Augusto Soares.



CONFIRA A ESCALA DOS GUARDAS MUNICIPAIS E AGENTES DE TRÂNSITO DE AQUIRAZ



Nenhum comentário:

Postar um comentário