quarta-feira, 26 de junho de 2013

INSTALAÇÃO DE NÚCLEO DA POLÍCIA MILITAR NA SEDE DA GUARDA MUNICIPAL E DEFESA CIVIL DE FORTALEZA NÃO AGRADA CATEGORIA.

Foto: site 1poquimdicada

O SINDIGUADAS foi informado pelo Diretor da GMDCF, Azevedo, de que um Núcleo De Policiamento Comunitário, da Polícia Militar do Ceará, será instalado na sede da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. Os diretores do sindicato não veem tal ação com bons olhos.

Segundo o gestor da GMDCF, 15 viaturas da PM irão transitar no estacionamento da guarda diuturnamente, salas do prédio serão disponibilizadas para acomodar a guarnição da PM, contando, inclusive, com uma armaria para troca de serviço no local.

A PM disponibilizará dois policiais, plantão/escala de 24 horas, um para ficar na entrada da sede da GMDCF e outro na saída, além dos outros policiais que estariam de serviço.

Segundo o diretor, Azevedo, a instalação do Núcleo é uma determinação do Governo Estadual. O motivo da ação, segundo o governo, seria uma necessidade de melhor lotar a Polícia na capital. Perguntado sobre quando estaria prevista a instalação do suposto núcleo, o diretor da GMDCF não soube precisar uma data, mas afirmou que estaria próximo.

O SINDIGUARDAS é completamente contra essa determinação. Primeiro, a sede atual da GMDCF não comporta nem a logística da própria guarda, assim, nos perguntamos como o local comportará um núcleo da polícia?

As duas categorias trabalham de forma diferente, os regimentos são diferentes, o modo de operação são distintos, cada uma com a sua própria filosofia e escalas de trabalho.  

A Guarda Municipal de Fortaleza e a Polícia Militar do Ceará já trabalharam de forma conjunta no passado, e o resultado não foi positivo para nenhum dos dois lados.

Lembramos do projeto “Casas de Segurança”, quando guardas e PMs trabalharam juntos e a ação não foi para frente. Ainda existem as chamadas casas - no polo de lazer da Sargento Hermínio, no calçadão da praia da Leste-Oeste, na praça do Carlito Pamplona, na praça do Conjunto Vila Velha-, mas  todas estão desativadas.

Vamos além, o programa “Ronda Escolar”, mas uma vez houve a parceira, mas como as duas categorias trabalham de forma totalmente diferente, novamente a ação não deu certo.  

Apresentados os argumentos para o diretor da GMDCF, esse disse que não haverá qualquer tipo de problema, visto que as categorias não trabalharão em conjunto e, novamente destacou ser uma determinação do governo do estado. Os diretores do SINDIGUARDAS acreditam que, por dividirem o mesmo espaço, as duas categorias serão, sim, obrigadas a trabalhar em conjunto. Ressaltamos que a prefeitura tem que atuar de forma autônoma e não obedecer de forma plena o que o governo do estado impõe. Visto que são duas esferas de poder distintas.

O SINDIGUARDAS vai oficiar ao Secretário de Segurança Pública de Fortaleza, Veras e ao Prefeito, Roberto Cláudio o seu posicionamento contrário a instalação do Núcleo e pedirá que o mesmo não seja criado. Caso as autoridades não atendam o pedido, o sindicato irá acionar a categoria para a realização de  atos e manifestações contrárias a  medida.


O SINDIGUARDAS não está contra os policiais militares, mas acredita que as duas instituições devem trabalhar de forma que cada uma respeite a área de atuação da outra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário