terça-feira, 16 de julho de 2013

SINDIGUARDAS CONVOCOU ASSEMBLEIA PARA INFORMAR A CATEGORIA SOBRE O ANDAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES COM A PREFEITURA. GUARDAS RESOLVERAM DECRETAR ESTADO DE GREVE!

O local da assembleia foi o estacionamento da Guarda Municipal de Fortaleza. Os servidores foram recepcionados com um café da manhã.

A assembleia teve como objetivo principal informar a categoria sobre o que foi decidido, junto com a Prefeitura de Fortaleza, na segunda reunião da mesa setorial da Guarda, realizada nesta segunda feira, 15 de julho.

O Diretor de Imprensa do SINDIGUARDAS, Honorato de Lima, deu inicio aos trabalhos. Aproveitou a ocasião para denunciar, mais uma vez, as precárias condições de trabalho enfrentadas pelos servidores do setor Administrativo da GMF. De acordo com o diretor a sala destinada ao setor está em péssimo estado de conservação, as paredes mofadas, sem móveis para guardar documentos e cheirando mal. A demanda já foi  repassada para a Administração Municipal, o SINDIGUARDAS está aguardando e cobrando as devidas providências por parte da Prefeitura.

Em seguida o Diretor do SINDIGUARDAS, Orleando, trouxe à tona a necessidade de a categoria debater a questão da instalação de um Núcleo da Polícia Militar na sede da Guarda. “Como vai ficar a nossa situação com um núcleo da PM aqui? Muitos lembram que a Policia Militar já trabalhou em parceria com a Guarda Municipal, em espécies de casas que ficavam em praças. Deu problema, não deu certo. Mais uma vez querem inserir a Policia na Guarda. Temos que debater, dizer para ao Secretário (de Segurança) o que queremos. Não podemos aceitar. Temos que debater antes do núcleo se instalado.”, afirmou o diretor.

Depois das discussões iniciais, o presidente do SINDIGUARDAS, Márcio Cruz, fez uma avaliação da reunião da mesa setorial desta segunda-feira. Segundo o presidente durante a reunião foram debatidos três pontos: a incorporação de R$920 reais a remuneração, por meio de reajustes das gratificações já existentes (o valor deve ser repassado também para servidores inativos e pensionistas), mudança dos guardas de nível médio, para nível técnico e a concessão das promoções de servidores.

Márcio Cruz explicou que a mudança de nível (médio para técnico) não atrapalhará o andamento do concurso da GMF previsto para este ano. “Os guardas municipais (Guardas e Defesa Civil) quando fizerem o curso de formação já deverão mudar de nível, de médio para técnico. Com essa mudança os guardas terão outras oportunidades de terem outros empregos. Com a mudança vai ser possível fazer outro concurso (estadual, federal) e poder assumir, se os horários forem compatíveis” ressaltou. No futuro o sindicato espera que os guardas sejam classificados como Nível Superior, que de acordo com a Lei Orgânica do Município, nesse nível, há uma previsão de um aumento de 20% na remuneração.


Quanto ao reajuste das gratificações, o presidente do SINDIGUARDAS esclareceu que o Secretário de Segurança, Francisco Veras, informou que a Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) pediu mais um tempo, 15 dias, para realizar o estudo de impacto financeiro. O prazo limite ficou acertado, entre representantes da categoria e Secretário de Segurança, para o dia 30 de julho, quando ocorrerá uma nova reunião da mesa setorial.

Em relação as promoções dos servidores,  um documento foi elaborado exigindo um parecer da Procuradoria Geral do Município- PGM relatando  o porquê de guardas antigos não terem sido promovidos.

Márcio Cruz também ressaltou os avanços na luta por melhores condições de trabalho nos terminais de ônibus da cidade. Nos equipamentos do Antônio Bezerra e Conjunto Ceará, em reunião do SINDIGUARDAS, a ETUFOR se comprometeu de destinar salas exclusivas para as guarnições, com móveis e gela-águas. O presidente do SINDIGUARDAS ressaltou que caso as promessas não sejam cumpridas, os guardas lotados nestes terminais devem cumprir suas escalas de serviço em outros equipamentos.

Ao final, a maioria dos guardas presentes decidiu decretar estado de greve, até o dia 30 de julho, dia da reunião da mesa setorial e também, dia em que a categoria vai avaliar se entra em greve ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário